Departamento Pessoal

A maior parte das corporações em todo o mundo possuem uma história parecida: nascem pequenas, numa estrutura familiar, ou com um grupo de amigos de mesma profissão como um desejo por vidas mais interessantes, pagamentos mais dignos e uma expectativa de fazer o negócio aumentar e ter cada vez mais êxito.

Quando este processo funciona, é possivel observar diversas empresas começando a crescer desordenadamente, sem controlo, e isto, muitas vezes, consegue se tornar um grande problema no futuro. Por isso, os homens de negócios começaram a examinar e chegaram à conclusão que necessitam de trabalhadores preparados para fazer a gestão dos empregados, gerenciar as pessoas que estão ali.

Começou então a notar-se a importância de um departamento para gestão dos RH empresariais. Os funcionários desta área da companhia tem a responsabilidade de contratar e despedir colaboradores, efetuar formações e integração entre as pessoas, procedimentos de recrutamento e admissão, além de criar planos de carreira e de desenvolvimento próprio e profissional. Com isso, as companhias têm a certeza de que quaisquer funcionários possuem um amparo ali dentro, uma parte destinada somente a tratar destes casos, que antes estavam a cargo da diretoria, do patrão, ou diversas vezes até dos RH.

Hoje em dia o departamento ganhou tamanha importância que as pessoas interessadas na área podem realizar cursos profissionalizantes e até superiores de gestão de recursos humanos. A quantidade de oferta de emprego é grande atualmente, já que é um posto que está em crescimento, visto a importância dela dentro das empresas.